Projeto Imagine lança site e prepara-se para próximas etapas

24/02/2014 13:45

O Projeto Imagine lançou nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, sua página na internet – http://projetoimagine.ufsc.br/ –, com todas as informações sobre suas próximas fases. Lançado pelo Gabinete da Reitoria (GR) e pela Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em novembro de 2013, o projeto objetiva, a longo prazo, estabelecer relações entre povos de diferentes culturas e etnias, enquanto realiza o intercâmbio cultural e a inclusão científica de suas comunidades mais remotas.

Neste ano, a coordenação do Imagine pretende finalizar o segundo e o terceiro módulo – “Energia” e “Planeta Terra e o Universo” – e, se possível, levá-los às comunidades que já receberam o primeiro  – “DNA, diversidade e hereditariedade”, já visto por estudantes de uma aldeia guarani, em Major Gercino (SC), e da comunidade de Coxilha Rica, no município de Lages (SC).  Há ainda o desejo de iniciar a fase internacional do projeto, levando o primeiro módulo aos países parceiros: Angola, Marrocos, México e Peru.

A equipe responsável pela apresentação conta sempre com a participação de pelo menos um cientista; um estudante, com funções de assistente; e um jornalista/cinegrafista. Esse mesmo formato deve ser levado às comunidades envolvidas nos outros países.

O Projeto Imagine foi muito bem-recebido nos locais em que firmou parceria. A professora marroquina Afaf Mikou, da Université Hassan II (UHII), tornou-se cocoordenadora-geral do projeto, após conhecê-lo no começo de 2013 – ocasião em que a reitora Roselane Neckel esteve no Marrocos para firmar acordos de cooperação entre a UFSC e a UHII. André Ramos, ex-secretário adjunto da Sinter e coordenador do Projeto Imagine, acompanhou a comitiva e propôs-se a  levar o projeto ao país.

Também no Marrocos, o projeto foi mencionado na revista Les Eco, edição de 13 de dezembro de 2013. Em uma entrevista, o médico Nourredine Bennani, presidente da Associação Les rangs d’honneur (As Fileiras de Honra), citou o trabalho conjunto com o Brasil:  o objetivo é que o Imagine acompanhe os médicos levados por essa organização a regiões marroquinas isoladas – garantindo, com isso, maior receptividade a esses profissionais. Confira a matéria da Les Rangs d’Honneur.

O único obstáculo para que a fase internacional do projeto comece é a falta de recursos financeiros. O coordenador André Ramos tem mantido contato com possíveis financiadores, e deseja – assim que possível – levar o primeiro módulo a um dos parceiros na América Latina.

Projeto Imagine

O Projeto Imagine busca levar a ciência a comunidades que sofrem carência de informação científica e educação formal. Seu trabalho é dividido em três módulos, desenvolvidos por estudantes e professores de diferentes áreas de conhecimento como Educação, Biologia, Física, Química e Geologia. Seus parceiros internacionais são:

– Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina; Secretaria da Educação do Município de Lages; Aldeia Guarani Tekoa’Uy’A.

– Angola: Universidade Agostinho Neto; Centro de Estudos do Deserto; Administração do Município de Tômbwa.

– Marrocos: Université Hassan II – Casablanca e Association les Rangs d’Honneur .

– México: Universidad Veracruzana .

– Peru: Universidad Andina del Cusco e Administração do Município de Calca.

Matheus Alves / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.