Fórum entre instituições federais de ensino pretende aprimorar práticas administrativas

19/03/2014 17:58

Fórum envolveu representantes das IFES de Santa Catarina: IFC, IFSC, UFFS e UFSC. (Foto: AI/IFSC)

Se a “união faz a força”, o trabalho conjunto de quatro instituições pode trazer benefícios administrativos e resultar em uma melhor prestação de serviço à comunidade. Essa é a proposta do Fórum de Gestão Integrada das Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina (Forgifesc) que iniciou as atividades na última semana. O órgão é constituído pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pauta da primeira reunião, realizada no dia 14 de março, foi sobre compras.

Estiveram presentes, representando o IFSC: os Pró-reitores de Administração e de Desenvolvimento Institucional, Elisa Flemming Luz e Andrei Zwetsch Cavalheiro, os Diretores de Administração e de Gestão do Conhecimento, Rafael Zanin e Silvana Ferreira e os Chefes dos Departamento de Compras e de Contratos, Jose Carlos Mattos e Adila Antunes; pelo IFC: o Pró-reitor de Administração, Fernando Bittencourt, o Diretor de Orçamento e Finanças, Patrick Grisel e o Coordenador de Compras, Diego Santos. Pela UFSC: Os Diretores de Compras e de Licitações, Karen Alvares e Ricardo Porto; e pela UFFS: O Superintendente de Compras e Licitações, Thiego Rippel.

A implementação do fórum é resultado do trabalho de mestrado do ex-diretor de Administração do IFSC, Érico Madruga, que atualmente trabalha em outra instituição pública em Brasília. O servidor cursa o Mestrado Profissional em Administração Universitária na UFSC e sua dissertação tem como objetivo analisar as vantagens da implementação de um fórum permanente de gestão universitária integrada em Santa Catarina para o aprimoramento das práticas administrativas, visando a eficiência na execução da atividade-fim que é o ensino. “A ideia é que as instituições trabalhem o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão de maneira articulada com a gestão, de maneira a compartilhar boas práticas e propor ações cooperadas que beneficiem todos os envolvidos”, explica Érico.

A concepção do Forgifesc surgiu a partir do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Santa Catarina – do qual todas as instituições e mais a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fazem parte. De acordo com o Érico, já que esse fórum envolve os dirigentes, a intenção foi criar um outro espaço para que todas as áreas pudessem trocar informações. “Queremos que servidores de diversas áreas administrativas das instituições possam discutir propostas de maneira a otimizar processos e recursos por meio de um trabalho coletivo”, conta.

A diretora de Compras da UFSC, Karen Alvares elogiou a iniciativa. “É uma excelente oportunidade para integrar as IFES de Santa Catarina, interagir e trocar boas práticas. É um importante benchmarking entre as instituições, o qual esperamos gerar resultados positivos com encontros futuros”, explica.

Compras em pauta

Para que o Fórum envolva, além dos gestores, os servidores técnico-administrativos, foram definidas câmaras temáticas ligados às seguintes áreas: Licitações e Contratos, Engenharia, Orçamento e Finanças, T.I., Gestão de Pessoas e Sustentabilidade. O primeiro tema a ser discutido foi compras. Representantes das áreas de todas as instituições estiveram presentes e debateram questões como a dificuldade em processos licitatórios e as limitações da lei 8.666/93 que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.

As reuniões das Câmaras ocorrerão mensalmente. A próxima reunião ficou agendada para o dia 11 de abril com os temas “Compras Sustentáveis e Fiscalização de Obras”, que deverá acontecer na UFSC.

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Com informações do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)