Alunos do Campus Blumenau apresentam trabalhos em feira têxtil

08/08/2014 09:21

Na próxima semana, alunos e professores do Campus Blumenau irão participar da maior Feira Brasileira de Indústria Têxtil, a FEBRATEX. A mostra, que vai de 12 a 15 de agosto, traz as últimas novidades em máquinas e equipamentos de corte e costura, tinturaria e lavanderia, fiações, teares e matérias primas. Ela acontece a cada dois anos e reúne empresas, clientes, fornecedores e instituições de ensino que ocupam toda a área de 15 mil metros quadrados do Parque Vila Germânica, em Blumenau.

A universidade terá um estande de 18 metros quadrados e contará com a participação de 20 professores do campus e 19 alunos, dos quais oito são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Além disso, 17 professores do IFSC Campus Gaspar contribuirão com apresentação de trabalhos do Curso Técnico em Vestuário. A unidade da UFSC em Blumenau foi criada em março deste ano e conta com cinco cursos de graduação: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Engenharia Têxtil, Engenharia de Materiais e Engenharia de Automação. A UFSC promove suas aulas em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar e o Instituto Federal Catarinense (IFC) de Blumenau.

Uma das pesquisas que será apresentada é de um bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), cujo título é Pirólise de lodo com vistas na produção de adsorvente para tratamento de efluentes têxteis. “A indústria têxtil possui dois grandes problemas ambientais: os efluentes e o lodo gerado no tratamento destes. Uma possível solução é a pirólise do lodo transformando-o em um adsorvente para utilizá-lo na remoção dos contaminantes do próprio efluente”, explica a Prof.ª de Engenharia Têxtil, Cíntia Marangoni.

Outro trabalho que será exposto na feira foi produzido por alunos da primeira fase, dentro da disciplina de Introdução à Engenharia. Eles realizaram pesquisas e propuseram soluções para problemas identificados na área têxtil. Reciclagem de resíduos sólidos nas indústrias têxteis é o resultado de visitas feitas pelos estudantes a indústrias que produzem fios a partir da reciclagem de resíduos têxteis.

A feira, que em 2012 recebeu aproximadamente 89 mil visitantes, ainda terá palestras diárias com profissionais que falarão sobre planejamento, sustentabilidade e moda. “Os alunos da Engenharia Têxtil, assim como os dos outros cursos, terão a oportunidade de vivenciar a interação entre todos os elos da cadeia produtiva, o que facilitará sua inserção no setor”, ressaltou Marangoni. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site: http://www.febratex.com.br/.

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária/ Diretoria-Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br