Reitora participa de reunião com Diretoria da Andifes e ministérios do Governo Federal

09/02/2015 18:10

Reitora Roselane Neckel participa de reuniões temáticas das comissões da Andifes nos dias 4 e 5 de fevereiro. (Foto: Andifes)

A reitora Roselane Neckel participou, na última semana, de reuniões ordinárias do Diretório Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e do Conselho Pleno da Associação.

A entidade promoveu, também, reuniões com os dirigentes das instituições e o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo; a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Nilma Gomes, e o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa.

Foram discutidas questões como o planejamento da Andifes para 2015, reuniões das comissões temáticas da Associação e planejamento orçamentário das IFES. Foram dois dias de reunião com pautas internas e com agenda com os dois novos ministros e com secretário do MEC.

SEPPIR

A ministra Nilma Gomes apresentou o trabalho da SEPPIR e destacou que a Andifes será importante em projetos que serão desenvolvidos pela Secretaria. Um destes projetos é a pesquisa que deverá ser feita com os egressos das Universidades Federais, que entraram através de cotas de políticas afirmativas. “Antes da Lei de Cotas muitas universidades já reservavam vagas para estudantes negros, de escola pública, indígenas e quilombolas. Agora queremos mapear como estes profissionais estão inseridos no mercado de trabalho”, explicou.

MCTI

Mesa diretora durante reunião com o ministro Aldo Rebelo. (Foto: Andifes)

A participação do ministro de CTI, Aldo Rebelo contou com a entrega do documento elaborado pela Comissão de Ciência a Tecnologia da Andifes, que traz os assuntos prioritários que devem ser considerados pelo MCTI, e cujos encaminhamentos poderão contribuir para fortalecimento das Universidades Federais e do desenvolvimento do país. Entre as pautas está a relação das universidades com suas Fundações de Apoio, assuntos diretamente relacionados à FINEP, como edital de CT-Infra e reposição orçamentária CT-Perto, assuntos ligados ao CNPq, como aumento de recursos para bolsas e apoio na aprovação dos projetos legislativos para a área de CTI.

Aldo Rebelo garantiu que nenhuma das demandas da Andifes ficará sem resposta e colocou o MCTI à disposição das Universidades Federais. O ministro adiantou que é prioridade recompor o orçamento de CTI e que serão construídas propostas para buscar mais recursos. Rebelo defendeu a regulamentação de 50% do pé-sal para investir em CTI e sugeriu uma reunião específica para discutir os projetos legislativos, principalmente o PL 2177/11, (marco legal de CTI) e a PEC 12/14 (atualiza o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação,) este, que aguarda votação no plenário do Senado. O ministro ressaltou a importância de um trabalho articulado das assessorias parlamentares das entidades ligadas a CTI com o MCTI, no Congresso.

MEC

Mesa diretora com a presença do secretário Executivo do MEC, Luiz Claudio Costa. (Foto: Andifes)

Os reitores discutiram com o secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa, sobre planejamento orçamentário para 2015. O secretário disse a saturação econômica do país exige medidas de ajustes, mas que o MEC aguarda a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015, para ter detalhes sobre os recursos destinados às Universidades Federais. “Enquanto o orçamento não é aprovado no Congresso vamos discutir as pendências, buscar garantir maior repasse financeiro para fevereiro e encaminhar as demandas de capital, mais urgentes para o Ministério do Planejamento (MPOG)” disse. O secretário informou que nas próximas semanas o Ministro Cid Gomes estará presente na reunião do Conselho Pleno da Andifes.

 

com informações da Andifes