CNPq anuncia UFSC vencedora do Mérito Institucional do Prêmio Jovem Cientista 2015

22/05/2015 10:34

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi anunciada, em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 21 de maio, em Brasília, vencedora da categoria “Mérito Institucional” do Prêmio Jovem Cientista 2015, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio será entregue pela presidente da República em junho, com a presença dos ganhadores, seus orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica.

A reitora da UFSC, Roselane Neckel, participou da cerimônia. Na coletiva, ela ressaltou que o prêmio é fruto do trabalho de docentes, estudantes e técnicos; e demonstra a relevância do investimento público em pesquisa para trazer benefícios a toda a sociedade. Além disso, mostra também como uma instituição pública pode contribuir para o desenvolvimento do país.

Na categoria Mérito Institucional, são premiadas uma instituição de ensino superior e outra de ensino médio, às quais estiverem vinculados o maior número de trabalhos qualificados, apresentados respectivamente nas categorias “Mestre e Doutor”, “Estudante do Ensino Superior” e “Estudante do Ensino Médio”.

UFSC vence a categoria "mérito institucional" do Prêmio Jovem Cientista 2015- CPNq

UFSC vence a categoria “mérito institucional” do Prêmio Jovem Cientista 2015- CNPq

Estudantes e instituições de ensino do Ceará, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo estão entre os vencedores desta edição, cujo tema foi “Segurança Alimentar e Nutricional”. Entre os trabalhos contemplados estão um produto que permite ao consumidor identificar fraudes no leite; um modelo inovador de agricultura urbana, que oferece um sistema sustentável de produção e aproxima os consumidores dos produtores; um estudo sobre a castanha-do-brasil como fonte de suplementação de selênio para idosos, que se revela importante aliado na prevenção do mal de Alzheimer.

 

Pela primeira vez, o prêmio disponibilizou webaulas sobre Segurança Alimentar e Nutricional para ajudar os estudantes do ensino médio a dar os primeiros passos na elaboração de suas pesquisas. O material didático – gratuito e on-line – (www.jovemcientista.cnqp.br) fica disponível até o fim do ano e pode ser utilizado por todos os que queiram trabalhar o assunto na escola, família ou comunidade.

Ao longo dos anos, o CNPq tem acompanhado a trajetória acadêmica e profissional dos premiados. Em 2011, editou a publicação 30 anos revelando talentos e impulsionando a pesquisa. Em 2015, o Prêmio Jovem Cientista completa 34 anos. Nesse período, tornou-se um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros.

Confira a lista completa dos vencedores.

jovem cientista 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mais informações no site do prêmio.

Com informações do CNPq.