UFSC tem maior número de projetos selecionados em programa de cooperação com Holanda

16/08/2013 16:18

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) obteve a aprovação de cinco projetos – dois em caráter de renovação – no edital Capes/Nuffic 2013. O programa é fruto do acordo assinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Brasil, e pela a Organização Neerlandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic), da Holanda. A Universidade atua na coordenação ou como membro dos projetos. Alguns deles são desenvolvidos em parceria com outras instituições de ensino.

A cooperação caracteriza-se pelo apoio à formação de recursos humanos de alto nível, com foco nas áreas das Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Biológicas, Ciências Agrícolas, Ciências Humanas e Artes e Ciências Sociais Aplicadas. A proposta é apoiar projetos conjuntos de pesquisa com duração de até quatro anos e, dessa forma, promover o intercâmbio de docentes e estudantes. O programa oferece auxílio moradia e passagens aéreas de ida e de volta, além de conceder bolsas de estudos de acordo com as normas da Capes.

Os projetos “Transferência de calor com mudança de fase e escoamento multifásico em microcanais”, coordenado no Brasil pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC Júlio César Passos, e “Modernidade, o meio-ambiente e novas noções sobre lixo e pureza”, coordenado pela professora do Departamento de Antropologia Carmen Silvia Rial, foram renovados por meio do edital.

Três novos projetos dos quais a UFSC participa foram aprovados. O professor do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) Luiz Otávio Pimentel, é o coordenador brasileiro do projeto “Sistemas de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável”, que será desenvolvido em parceria com a Universidade de Maastricht, na Holanda. Estão previstos seminários em ambos os países com o objetivo de estudar os sistemas de inovação na Ásia e na Europa e os exemplos a serem seguidos pelos países que fazem parte da cooperação.

“A Metafísica dos Costumes de Kant como guia em um mundo moral e legalmente complexo” é um projeto coordenado professor do Departamento de Filosofia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) Alessandro Pinzani que será realizado em cooperação com a Faculdade de Direito da Radboud Universiteit, de Nijmegen. O projeto propõe uma interpretação contemporânea da Doutrina do Direito e da Doutrina da Virtude.

Contribuir para a identificação precoce de transtornos específicos de aprendizagem que envolvem a linguagem a partir do desempenho escolar e de índices neurobiológicos é um dos objetivos do projeto “Transtornos específicos de aprendizagem na infância: uma abordagem neurocognitiva”. Coordenado pela professora do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) Mailce Borges Mota, o estudo propõe, entre outros aspectos, examinar dados obtidos por meio do imageamento por ressonância magnética. No Brasil, a proposta conta com a parceria do professor Augusto Buchweitz, do Instituto do Cérebro da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e do professor Sidarta Ribeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na Holanda, há a contribuição do Max Planck Institute for Psycholinguistics, em Nijmegen.

“Atribuo o fato de a UFSC ser a instituição com o maior número de projetos aprovados e renovados ao protagonismo dos nossos pesquisadores, que têm iniciativa, e à qualidade da nossa pós-graduação e da pesquisa que é feita na Universidade”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação, Joana Maria Pedro. A Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto) obteve a aprovação de quatro projetos, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Vitória (UFV), de três, e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de dois.

Também foram contemplados o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Maranhã (UFMA), a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

O resultado da seleção está disponível no site.

 

Bruna Bertoldi Gonçalves
bruna.bertoldi@contato.ufsc.br / (48) 3721-9319
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC