Projeto BeMundus oferece bolsas de estudos para universidades europeias

18/10/2013 14:49

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é uma das 11 instituições brasileiras parceiras do projeto BeMundus, que oferece bolsas de estudo aos estudantes dos cursos de Engenharia e licenciatura para diversas universidades europeias. As coordenadoras do projeto, Alessandra Gallerano e Matea Capelli, da universidade italiana La Sapienza (Roma), estiveram na UFSC no dia 9 de outubro, e, com o professor Paulo Emílio Lovato, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), apresentaram o BeMundus à comunidade acadêmica. Eles explicaram o que é o programa, quem pode candidatar-se a ele, quais as instituições de ensino anfitriãs, questões referentes às bolsas de estudo, e sanaram dúvidas dos interessados.

O Be Mundus tem o objetivo de promover a cooperação entre instituições brasileiras e europeias, por meio de programas de pesquisa e da concessão de bolsas de estudo para a Europa a estudantes e pesquisadores brasileiros de graduação, doutorado-sanduíche ou pleno, pós-doutorado e servidores acadêmicos ou técnico-administrativos. Nove universidades de sete países europeus – Itália, Portugal, Bélgica, Grã-Bretanha, Alemanha, Croácia e Polônia – participam deste projeto.

As áreas de estudo contempladas pelo projeto são: Engenharia e Tecnologia, para graduação, pós-doutorado e servidores; Educação (formação de professores), apenas para graduação e somente para os cursos de licenciatura. Não estão disponíveis bolsas para mestrado.

Para se candidatar, os alunos/pesquisadores da UFSC precisam estar matriculados; possuir nacionalidade brasileira; não ter residido ou desempenhado atividades (estudo, trabalho etc.), por um total de 12 meses ao longo dos últimos cinco anos, em qualquer país da União Europeia, ao enviar sua candidatura; não ter obtido,  no passado,  uma bolsa de estudo Erasmus Mundus para o mesmo tipo de mobilidade; ter um conhecimento suficiente da língua dos cursos; respeitar os critérios específicos a cada tipo de mobilidade (graduação, doutorado, pós-doutorado, pessoal acadêmico e técnico-administrativo). Além desses critérios, é possível que haja outros, definidos internamente por cada universidade anfitriã. Os documentos necessários à candidatura podem ser vistos no site do BeMundus.

Cada estudante poderá escolher até três opções de universidade em três países diferentes. Candidatar-se para diferentes universidades, especialmente para as de lugares que falam línguas menos conhecidas, pode aumentar as possibilidades de o candidato ser selecionado. O projeto dedica ainda parte das vagas a alunos de outras instituições brasileiras e também àqueles em situação de fragilidade socioeconômica ou que pertençam a grupos para os quais há políticas de inclusão, como os indígenas.

Os titulares de bolsas de estudo terão garantido alguns benefícios financeiros:  o valor mensal de 1000 euros para os estudantes de graduação, 1500 para os de doutorado, 1800 para os de pós-doutorado e 2500 para os servidores. Terão ainda direito a passagem de ida e volta; seguro-viagem, de saúde e contra acidentes; além do pagamento das taxas universitárias na instituição anfitriã (se aplicável).

O prazo para candidatura ao doutorado pleno vai até o dia 15 de dezembro deste ano, e até dia 15 de fevereiro 2014 para todos os outros níveis.

As inscrições podem ser feitas a partir de novembro pelo site do projeto: www.bemundus.com.

Mais informações pelo site www.bemundus.eu, pelo e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher. ou pelo site da Sinter www.sinter.ufsc.br/.

Vídeo da TV UFSC: http://www.youtube.com/watch?v=NEIG0Rjua_c

Vitória Greve/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Claudio Borrelli / Revisor de Textos da Agecom / UFSC
Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.