Conheça Edite Krawulski, a presidente da COPERVE

29/08/2014 10:57
Nova presidente da Coperve - Foto Henrique Almeida

Edite Krawulski, nova presidente da Coperve. (Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC)

PerfilUFSCpeqA sala fica no terceiro andar, possui um armário e duas mesas – uma pessoal e outra maior para reuniões. O porta-retratos do marido com o casal de filhos é um dos poucos objetos que modifica a impessoalidade do espaço. A psicóloga, que trabalha na Universidade há mais de 20 anos, procura entender o funcionamento do setor nos mínimos detalhes e considera o cargo de presidente da Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) “o último desafio de sua carreira”.

Com os óculos de grau deixados em cima da mesa, a paranaense de Marilena, cidade a aproximadamente 500 quilômetros de Curitiba, não consegue disfarçar a timidez enquanto olha para a câmera fotográfica e começa a falar sobre sua vida. Ela veio para Florianópolis aos 17 anos com o objetivo de passar no vestibular, “vim para fazer cursinho, fui aprovada em administração na UDESC e em psicologia na UFSC”. Escolheu o então recente curso de psicologia, mas nunca deixou os conceitos da administração fora de sua vida.

Em 1986, ano seguinte ao da graduação, fez concurso e entrou na UFSC como servidora técnico-administrativa. Ao trabalhar no Departamento Pessoal, como antes era denominada a Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), Edite aprendeu muito e descobriu como aliar sua principal formação com processos mais técnicos e burocráticos inerentes a um cargo de gestão.

Apesar disso, não abandonou o sonho de infância, “queria ser professora”. O desejo tornou-se realidade quando novamente prestou concurso e passou a fazer parte do quadro docente da Universidade em 1997. Fez especialização, mestrado em administração e doutorado em engenharia de produção. Ela acredita que o convite para ser presidente da COPERVE – instituição responsável por organizar o maior vestibular público de Santa Catarina – surgiu principalmente por sua trajetória na Universidade, seus conhecimentos e a relação de confiabilidade construída com os colegas. “Eu não vim substituir ninguém, eu vim para acrescentar”.

As pastas e documentos espalhados na mesa mostram um pouco dos preparativos  não apenas para o vestibular, mas também para outros processos seletivos organizados pela Comissão, como o de residência médica do Hospital Universitário. Ela também comenta a discussão sobre a possibilidade de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (SISU) como forma de ingresso na UFSC. “Claro que não é uma decisão exclusiva da COPERVE, mas nós queremos realizar esse debate com a comunidade universitária”.

Sua agenda ainda comporta aulas e orientações de trabalhos finais na pós-graduação de psicologia e um projeto de pesquisa. Nas horas livres, não dispensa o hábito da leitura. “Adoro ler, principalmente biografias”. Seu último livro foi Amor e Capital, que conta a história do filósofo alemão Karl Marx. “Não gosto de denominações políticas, porém acho que, às vezes, conhecemos as obras e ideias, mas ignoramos a trajetória de vida das pessoas”. Assim, Marx juntou-se a Anderson Silva, Einstein, Tim Maia e outros que já leu. Ao final da entrevista, Edite Krawulski despede-se com um sorriso de quem deseja e também pede sorte para os próximos desafios.

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária/ Diretoria-Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br

SEPEX 2014 abre inscrições para atividades culturais e cadastros para estandes e minicursos

25/08/2014 12:25

Estandes da 12ª SEPEX, realizada em outubro de 2013. Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC

O cadastro de minicursos, estandes e atividades culturais para um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, a 13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC, começa na próxima segunda-feira (1) e segue até 12 de setembro. O evento, que acontecerá de 22 a 25 de outubro com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social” é uma oportunidade para que alunos e professores compartilhem conhecimentos desenvolvidos nas áreas de tecnologia, comunicação, cultura, ambiente, trabalho, direitos humanos, educação e saúde.

Cada professor ou técnico-administrativo da UFSC poderá registrar apenas um estande.As propostas inscritas deverão conter na descrição o objetivo do trabalho, as atividades que  serão desenvolvidas durante o evento, a forma de participação dos colaboradores, a abordagem dos participantes, entre outras informações. Elas serão avaliadas por uma comissão e, após o deferimento, o responsável pelo estande deverá assinar o termo de compromisso na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) até dia 26 de setembro.

Outra característica da Semana é a oferta de cursos de breve duração. Com número limitado de vagas, eles são gratuitos e abertos à comunidade. Além de professores, estudantes da pós-graduação e técnico-administrativos, pessoas externas à Universidade e alunos da graduação também podem oferecer minicursos, contanto que sejam supervisionados por um professor da UFSC. O ministrante deverá entregar o termo de compromisso na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) até dia 12 de setembro. Os cadastros de minicursos e estandes são feitos no site: inscricoes1.sepex.ufsc.br.

A Feira de Artesanato já é tradição no evento. Para participar, é necessária a apresentação de documento que comprove vínculo com a UFSC, o envio de alguns dados pessoais e a descrição do tipo de artesanato que será exposto pelo e-mail sepex@contato.ufsc.br. Outras informações estão disponíveis no link sepex.ufsc.br/feira-de-artesanato/.

Os projetos para Feira, estandes e minicursos que forem homologados serão divulgados dia 22 de setembro na página da SEPEX. As apresentações artístico-culturais são coordenadas pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura da Universidade. Os interessados em integrar a grade de atrações devem enviar e-mail para artistico.sepex@contato.ufsc.br com as especificações detalhadas no link sepex.ufsc.br/apresentacoes-artisticas-culturais/. O DAC entrará em contato com os proponentes selecionados.

O cronograma completo e outras informações estão disponíveis no sitehttp://sepex.ufsc.br/.

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária/ Diretoria-Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br

Página reúne documentos sobre jornada de trabalho na UFSC

20/08/2014 10:35

A fim de dar ainda mais transparência à discussão sobre jornada de trabalho na UFSC, a reitoria reuniu, em uma só página, documentos que tratam deste tema – decretos, ofícios,  memorandos, pareceres , inquérito e recomendação do Ministério Público Federal (MPF).

Saiba mais aqui.

Veja também um vídeo, gravado durante a greve nacional dos TAES, com o posicionamento da Reitora Roselane Neckel sobre a jornada de 30 horas semanais.

Edital inédito abre inscrições para projetos sociais de extensão

18/08/2014 17:29

As inscrições de projetos para o Edital Pró-Social, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), estão abertas até 29 de agosto. As propostas selecionadas receberão o valor de 15 mil reais, que devem ser empregados no desenvolvimento dos trabalhos – não há remuneração para os participantes. Essa é a primeira edição do edital que foi elaborado a partir do Programa de Extensão Universitária (ProExt), do Ministério da Educação (MEC). O ProExt apoia instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão com ênfase na inclusão social.

O objetivo do edital é incentivar ações que contribuam socialmente por meio de projetos idealizados na universidade, explica o pró-reitor de Extensão, Edison da Rosa. Os planos inscritos precisam estabelecer uma relação de interação com a sociedade, propor soluções de problemas, facilitar a inclusão de grupos sociais, a transferência de conhecimento e o acesso à qualificação.

Para isso, o Pró-Social possui oito áreas temáticas: tecnologia, educação, comunicação, cultura, direitos humanos, meio ambiente, saúde e trabalho. “Não há um número limite de projetos ou programas que serão contemplados”, explica a pró-reitora adjunta Maristela Bortolini. A quantidade de aprovações depende do orçamento total disponível que ainda não foi divulgado.

Os planos serão apresentados por professores doutores ou mestres em atividade na UFSC e devem incluir a participação de estudantes de graduação regularmente matriculados.  Projetos em andamento também podem se registrar, contanto que descrevam as atividades realizadas, os resultados obtidos e a motivação para sua continuidade. Para a inscrição, as propostas precisam ter cadastro no Sistema de Registro de Ações de Extensão (SIRAEx/Formulário Notes).

As propostas serão avaliadas de 1º a 19 de setembro por comissão indicada pela Câmara de Extensão.  O período de execução dos trabalhos aprovados é de 5 de janeiro a 30 de dezembro de 2015. O cronograma, o edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no sitehttp://proex.ufsc.br/.

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária/ Diretoria-Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br

 

Reitora reúne-se com Secretário de Estado da Segurança Pública

15/08/2014 14:45

Reitora Roselane Neckel é recebida no gabinete do secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba. (Foto: Assessoria de Imprensa/SSP)

A reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel, esteve reunida nesta quinta-feira, dia 14, com o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba. A reunião abordou as ações de segurança pública para os bairros no entorno da Universidade, bem como estratégias de educação e prevenção ao uso de drogas.

A reitora repassou ao secretário Grubba as solicitações entregues ao coronel Valdemir Cabral, comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, e ao delegado-geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D´Ávila. Trata-se de necessidades levantadas pela comunidade universitária em um fórum consultivo realizado em 2013 e uma audiência pública, em maio de 2014.

“Junto ao secretário Grubba esperamos realizar a análise dos encaminhamentos conjuntos para fortalecer a segurança pública na região onde a UFSC está inserida, bem como em toda a cidade, por meio de ações educativas”, destacou a reitora. O secretário César Grubba ressaltou a importância da estratégia da Polícia Militar de Santa Catarina com o policiamento móvel no incremento da sensação de segurança e na prevenção de crimes.

Foram discutidas, ainda, estratégias conjuntas para a prevenção ao uso de drogas e abuso de substâncias. A SSP, por meio da Polícia Militar, já desenvolve o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) com estudantes do ensino básico e fundamental, e a UFSC, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD/MJ), promove capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias sobre problemas relacionados ao uso de drogas.

“A ideia é unir esforços, em uma parceria em prol da comunidade, que possa ampliar a abrangência da educação também para alunos do ensino médio”, salientou Roselane.

Participaram da reunião, além da reitora e do secretário, a vice-reitora, Lúcia Helena Martins Pacheco, o chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Antonio Oliveira Vieira, o chefe de Gabinete da SSP, Marcio Fortkamp, e o assessor do secretário, tenente-coronel Luciano Pinho.

 

Mayra Cajueiro Warren
Jornalista / Diretoria-Geral de Comunicação
imprensa.gr@contato.ufsc.br

Administração Central divulga ofício encaminhado ao Sintufsc

12/08/2014 18:47

Ofício nº        620  /2014/GR   Florianópolis,   11   de agosto de 2014.

 

 

Ao Senhor

Celso Ramos Martins

Coordenador-Geral do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina – SINTUFSC

Rua João Pio Duarte da Silva, nº 241, Caixa Postal nº 5130 – Córrego Grande

88040-970 – Florianópolis – SC

 

 

Assunto: Encaminhamentos da reunião realizada em 8 de agosto de 2014

 

 

Senhor Coordenador,

 

 

1.                     Os técnicos-administrativos em educação (TAEs) são essenciais para o desenvolvimento das atividades de administração, ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Administração Central considera importante a manutenção do diálogo institucional que proporcione a continuidade das atividades, o cumprimento da legislação e o pleno atendimento da missão da universidade e seus compromissos com a sociedade. Em função desse respeito à categoria, a Administração convidou o SINTUFSC para uma reunião, realizada em 8 de agosto de 2014, a fim de dialogar sobre as reivindicações dos TAEs, e, em atendimento ao que foi acordado, encaminham-se os seguintes esclarecimentos:

 

1.1.    Sobre a revogação da Portaria Normativa nº 43/2014, a publicação da Portaria Normativa nº 43/2014 foi resultado da necessidade de implementação de controle de frequência. Essa medida administrativa foi tomada com o apoio unânime dos diretores de centro, pró-reitores e secretários;

 

1.2.    Quanto ao início imediato dos debates institucionais sobre a jornada de trabalho de trinta horas, com ampliação do horário de atendimento, propõe-se que sejam realizados três debates com metodologia específica que dê ampla possibilidade de exposição de diferentes pontos de vista. As propostas de datas são: 15 de setembro; 20 de outubro; e 10 de novembro, datas disponíveis no espaço físico (Auditório Garapuvu);

 

1.3.    Com relação à continuidade das negociações da greve 2014, ressalta-se que estas sempre estiveram abertas, incluindo os encaminhamentos acordados na reunião de 30 de junho de 2014. Reafirma-se o pedido para que sejam indicados os cinco representantes para a constituição da comissão paritária de negociação com a Administração Central e a indicação de dois representantes para a constituição de comissão para analisar o relatório entregue pelo grupo de trabalho instituído pelas Portarias 1580/2012/GR, de 10 de outubro de 2012, e 120/2013/GR, de 17 de janeiro de 2013, para fazer o “Diagnóstico e Dimensionamento Prospectivo dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Santa Catarina”. Caberá, ainda, a esta última comissão analisar as solicitações de implantação de regime de trinta horas semanais apenas nos setores nos quais isto seja possível, em conformidade com a legislação;

 

1.4.    No que concerne à política de gestão de pessoas, reafirma-se que a participação dos TAEs na política de gestão de pessoas se dá de acordo com as diretrizes definidas pela legislação vigente, por meio da Comissão Interna de Supervisão (CIS). Este ano, a CIS foi convidada, em fevereiro e novamente em julho, a fazer uma análise e encaminhar sugestões em relação à proposta de resolução normativa sobre a avaliação de desempenho dos TAEs, que deverá ser submetida à consulta pública e ao Conselho Universitário ainda em 2014. A mesma comissão também está participando da elaboração do Programa de Aperfeiçoamento e Qualificação dos TAEs. Está prevista, ainda, a participação da CIS na análise da proposta de Resolução Normativa sobre estágio probatório;

 

1.5.    A Administração Central encaminhou ao Conselho Universitário (CUn) – e foi aprovada – a resolução que implantou o Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT), que implementa, pela primeira vez na história da UFSC, a participação dos TAEs na coordenação de projetos e orientação de bolsistas. Já está em fase final de discussão na Câmara de Pesquisa a proposta de resolução para regulamentar a composição das equipes de projetos de ensino, pesquisa e extensão que envolvam recursos de descentralização orçamentária. Atualmente, apenas uma pequena parcela de técnicos, docentes e estudantes participa desses projetos na UFSC. A Administração Central mantêm-se à disposição para o diálogo com o Sindicato, a fim de discutir situações de interesse da categoria;

 

1.6.    No que diz respeito à política permanente de combate ao assédio na instituição, está em andamento um projeto em parceria com o Departamento de Psicologia, a fim de prevenir e combater o assédio moral, o que já foi mencionado em documento encaminhado ao Comando-Local de Greve em 11 de abril de 2014.

 

Atenciosamente,

PROF.ª ROSELANE NECKEL                    PROF.ª LUCIA HELENA MARTINS PACHECO

Reitora                                                                         Vice-Reitora

Mensagem de boas-vindas aos estudantes da UFSC

11/08/2014 17:58

Seja bem-vindo! Seja bem-vinda!

Sejam todos muito bem-vindos à nossa Universidade para mais um semestre que se inicia. Para aqueles que estão retornando, esperamos que tenham desfrutado do recesso junto a seus familiares e que estejam renovados para mais esta etapa que começa hoje.

Aos que estão iniciando sua história na UFSC neste semestre, depois de tanto esforço para estar entre nós, nosso alegre abraço de boas-vindas. Desejamos que encontrem, em nossa Universidade, o integral cumprimento de suas expectativas. Convidamos todos e todas a se informarem ao máximo das oportunidades acadêmicas que oferecemos, tais como programas culturais, assistência estudantil, refeições subsidiadas, biblioteca de excelência, atenção à saúde, bolsas de estudos para o Brasil e para o exterior, projetos de pesquisa e extensão, além de um amplo leque de possibilidades para seu crescimento tanto como intelectual quanto como cidadão brasileiro.

Durante o recesso, enquanto esperávamos por você, trabalhamos duro para recebê-lo com uma intensa agenda de planejamento de ações institucionais. Nosso foco é o avanço das fronteiras do conhecimento através da apropriação da ciência, tecnologia e da formação do pensamento crítico, contribuindo com a elaboração de novas formas e práticas, da qualidade crescente do ensino de graduação e de pós-graduação e do compromisso com a construção de um país mais justo e solidário.

Para isso trabalhamos, para isso contamos com cada um dos nossos estudantes como parceiro especial na construção propositiva de uma universidade preparada para dar respostas à sociedade que a mantém, cumprindo com a sua responsabilidade social, inovando a cada dia, aperfeiçoando suas práticas, ampliando suas possibilidades como comunidade acadêmica de fomento à arte, ciência, tecnologia e justiça.

Roselane Neckel e Lúcia Helena Martins Pacheco

UFSC recepciona os calouros com atividades de 12 a 15 de agosto

11/08/2014 09:54

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá recepcionar os 2.921 novos alunos do segundo semestre de 2014 com uma extensa programação durante a semana de 12 a 15 de agosto, no campus em Florianópolis. Na terça-feira, dia 12, acontece o evento de recepção aos calouros, durante todo o dia, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

A Aula Magna inaugural será ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e professor do Departamento de Farmacologia da UFSC, Jamil Assereuy Filho, com o tema “Fazer Ciência e Ser um Cientista”. A palestra acontece no dia 12, em dois horários, às 9h e às 19h, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos.

Durante toda a terça-feira haverá, ainda no Centro de Cultura e Eventos, a distribuição dos kits de boas-vindas aos novos alunos, música, poesia e performances, além da participação de coletivos organizados da UFSC.

Confira algumas das atrações confirmadas para a Semana do Calouro. Novas atrações serão confirmadas em breve, portanto, acompanhe as notícias do site http://calouros.ufsc.br/.

CAMPUS ARARANGUÁ

Os calouros de Araranguá serão recepcionados no dia 25 de agosto, em um evento comemorativo dos cinco anos de criação do campus. Na ocasião, estarão presentes a reitora Roselane Neckel e representantes da Administração Central, além da direção do Campus e coordenadores do cursos.

CAMPUS CURITIBANOS

A programação completa da recepção aos calouros de Curitibanos pode ser acessada aqui.

CAMPUS FLORIANÓPOLIS

Programação Cultural

:: 12 de agosto, terça-feira – Local: Hall do Auditório Garapuvu, Centro de Cultura e Eventos

– 8h00 às 9h00: Retirada de kits de boas-vindas* e apresentação do Sarau Boca de Cena

– 9h00: Início da Solenidade de Recepção e Aula Magna, no Auditório Garapuvu (com transmissão ao vivo)

– Durante todo o período haverá estandes de divulgação de Coletivos organizados da UFSC

 

– 17h30 às 19h00: Apresentação do Sarau Boca de Cena

– 18h00 às 19h00: Retirada de kits de boas-vindas*

– 19h00: Início da Solenidade de Recepção e Aula Magna, no Auditório Garapuvu (com transmissão ao vivo)

– Durante todo o período haverá estandes de divulgação de Coletivos organizados da UFSC

 

:: 13 de agosto, quarta-feira

– 12h30 às 13h30: Projeto 12:30 Especial, no Varandão do CCE.

– 14h00: Ensaio Aberto da Orquestra de Câmara da UFSC, performance de boas-vindas aos calouros da Universidade, na Igrejinha da UFSC, evento gratuito e aberto à comunidade. Clique aqui para mais informações.

 

:: 14 de agosto, quinta-feira

– 12h00: Roda de Capoeira do Projeto de Extensão Capoeira da Ilha, apoiado pela SeCult, no Varandão do CCE

– 20h30: Ensaio Aberto do Coral da UFSC, boas-vindas aos calouros, na Igrejinha da UFSC. O evento é gratuito e aberto à comunidade. Clique aqui para mais informações.

 

:: 15 de agosto, sexta-feira

– 19h00: Mostra de Curtas do Projeto Cine Paredão, apoiado pela SeCult, no Bosque do CFH

 

* Após o dia 12 de agosto, os kits de boas-vindas estarão disponíveis para retirada na Secretaria de Cultura da UFSC, localizada nos fundos do Centro de Cultura e Eventos.

 

Diretoria-Geral de Comunicação / UFSC

Alunos do Campus Blumenau apresentam trabalhos em feira têxtil

08/08/2014 09:21

Na próxima semana, alunos e professores do Campus Blumenau irão participar da maior Feira Brasileira de Indústria Têxtil, a FEBRATEX. A mostra, que vai de 12 a 15 de agosto, traz as últimas novidades em máquinas e equipamentos de corte e costura, tinturaria e lavanderia, fiações, teares e matérias primas. Ela acontece a cada dois anos e reúne empresas, clientes, fornecedores e instituições de ensino que ocupam toda a área de 15 mil metros quadrados do Parque Vila Germânica, em Blumenau.

A universidade terá um estande de 18 metros quadrados e contará com a participação de 20 professores do campus e 19 alunos, dos quais oito são bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Além disso, 17 professores do IFSC Campus Gaspar contribuirão com apresentação de trabalhos do Curso Técnico em Vestuário. A unidade da UFSC em Blumenau foi criada em março deste ano e conta com cinco cursos de graduação: Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Engenharia Têxtil, Engenharia de Materiais e Engenharia de Automação. A UFSC promove suas aulas em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar e o Instituto Federal Catarinense (IFC) de Blumenau.

Uma das pesquisas que será apresentada é de um bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), cujo título é Pirólise de lodo com vistas na produção de adsorvente para tratamento de efluentes têxteis. “A indústria têxtil possui dois grandes problemas ambientais: os efluentes e o lodo gerado no tratamento destes. Uma possível solução é a pirólise do lodo transformando-o em um adsorvente para utilizá-lo na remoção dos contaminantes do próprio efluente”, explica a Prof.ª de Engenharia Têxtil, Cíntia Marangoni.

Outro trabalho que será exposto na feira foi produzido por alunos da primeira fase, dentro da disciplina de Introdução à Engenharia. Eles realizaram pesquisas e propuseram soluções para problemas identificados na área têxtil. Reciclagem de resíduos sólidos nas indústrias têxteis é o resultado de visitas feitas pelos estudantes a indústrias que produzem fios a partir da reciclagem de resíduos têxteis.

A feira, que em 2012 recebeu aproximadamente 89 mil visitantes, ainda terá palestras diárias com profissionais que falarão sobre planejamento, sustentabilidade e moda. “Os alunos da Engenharia Têxtil, assim como os dos outros cursos, terão a oportunidade de vivenciar a interação entre todos os elos da cadeia produtiva, o que facilitará sua inserção no setor”, ressaltou Marangoni. Inscrições e mais informações estão disponíveis no site: http://www.febratex.com.br/.

 

Samantha Sant’Ana
Estagiária/ Diretoria-Geral de Comunicação
samantha.s@grad.ufsc.br

Administração Central divulga resposta a documento do Sintufsc

07/08/2014 10:58

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina divulgou, na manhã desta quinta-feira, dia 7, o Ofício Nº 606-A/2014/GR, em resposta ao Ofício Nº 33/Dir/SINTUFSC/2014.

Leia, abaixo, o conteúdo do documento na íntegra. Faça o download em formato PDF aqui.

 

Ofício nº 606-A /2014/GR

Florianópolis, 6 de agosto de 2014.

Ao Senhor
Celso Ramos Martins
Coordenador-Geral do Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina – SINTUFSC
Rua João Pio Duarte da Silva, nº 241, Caixa Postal nº 5130 – Córrego Grande
88040-970 – Florianópolis – SC

Assunto: Resposta ao Ofício nº 033/Dir/SINTUFSC/2014

Senhor Coordenador,

  1. Em resposta ao Ofício nº 033/Dir/SINTUFSC/2014, recebido por este Gabinete no dia 5 de agosto de 2014, cabe-nos fazer as seguintes considerações:
    1. O trabalho dos técnicos-administrativos em Educação (TAEs) é fundamental para o bom funcionamento da Universidade e para que esta atinja seus mais altos objetivos de produzir conhecimento, formar cidadãos e contribuir para o progresso social. É opinião desta gestão que o trabalho dos técnicos deve ser valorizado, que estes devem ter oportunidades de capacitação, de crescimento e treinamento, para prestar um serviço cada vez melhor à sociedade. A criação de um ambiente de animosidade e conflito não nos ajuda a avançar num projeto de universidade pública, democrática, de qualidade e socialmente referenciada. Antes da necessária resposta ponto a ponto ao documento do SINTUFSC, cabe mais uma vez destacar nossa disposição ao diálogo. Conforme indicado no Ofício nº 589/2014/GR, de 4 de agosto de 2014, constituímos uma comissão com cinco membros da gestão para dialogar com o SINTUFSC e, nesse sentido, aguardamos a indicação por parte desse Sindicato de seus representantes para a mesa de negociação. Sendo assim, convidamos os representantes desse Sindicato para uma reunião nesta sexta-feira, às 14h, na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria;
    2. O item 1 do referido documento – A suspensão das atividades de modo a todos os setores com mais de um TAE lotado atender a seus usuários por pelo menos 12 horas ininterruptas, com os TAEs executando suas atividades em seis horas diárias e 30 horas semanais – configura-se no descumprimento do regime de trabalho atualmente em vigor para os servidores das universidades federais. O Decreto nº 1.590, de 10 de agosto de 1995, em seu artigo 1º estabelece que “a jornada de trabalho dos servidores da Administração Pública Federal direta, das autarquias e das fundações públicas federais, será de oito horas diárias”;
    3. Reafirmamos que qualquer mudança no horário de atendimento ao usuário e funcionamento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) deve se dar a partir de uma discussão prévia com as diversas instâncias, colegiados, coordenações e demais chefias da Universidade. A tentativa de impor unilateralmente o horário de trabalho diferente daqueles já instituídos configura-se em desrespeito a todas essas instâncias e às necessidades de cada setor;
    4. O SINTUFSC, ao determinar que onde houver apenas um TAE o atendimento será de 6 horas, está assumindo a responsabilidade e as consequências legais pela diminuição do atendimento ao usuário – que deveria ser de, no mínimo, 8 horas – em clara contraposição ao interesse público e ao dos próprios usuários, sendo que nas próximas semanas teremos uma demanda maior por atendimento em função do reinício do semestre letivo;
    5. O registro de frequência de todos os TAEs da UFSC deve ser feito em conformidade com a Portaria Normativa nº 43/2014/GR, já encaminhada, inclusive, ao Ministério Público Federal. Ressaltamos não haver outra forma de controle de frequência e assiduidade atualmente em vigor na Universidade. Além disso, a mesma portaria normativa regulamenta também o controle social;
    6. A jornada de trabalho na UFSC somente pode seguir o que determina a legislação superior e não há nenhuma lei em vigor que autorize a carga horária de 30 horas semanais para todos os técnicos-administrativos em Educação;
    7. A greve nacional encerrada, na UFSC, em 30 de junho de 2014 tinha como uma de suas pautas a implantação da jornada de 30 horas para todos os TAEs. Essa reivindicação não foi atendida pelo Governo Federal e a greve foi interrompida em função de decisão liminar do Superior Tribunal de Justiça. Conforme pode ser verificado no website do Ministério da Educação, “os relatores das ações de dissídio de greve, os ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Benedito Gonçalves determinaram, a pedido da Advocacia-Geral da União (AGU), que os sindicatos representantes das categorias se abstenham de realizar qualquer paralisação de atividades em todo o território nacional”. Entendemos que a mudança no regime de trabalho para todos os técnicos é uma decisão que deve ser negociada com o Governo Federal e aprovada pelo Congresso Nacional, e não com a Reitoria da UFSC. Essa posição foi reafirmada durante todas as negociações realizadas durante os mais de 100 dias da greve iniciada em 17 de março de 2014;
    8. De nossa parte, as negociações acordadas anteriormente não foram interrompidas. Na Assembleia Geral realizada na última terça-feira, dia 5 de agosto de 2014, o Chefe de Gabinete, Prof. Carlos Vieira, leu e entregou ao sindicato três documentos, entre eles o Ofício nº 589/2014/GR e o Ofício nº 590/2014/GR, nos quais a Administração Central se compromete com a criação de duas comissões: uma para dialogar com o SINTUFSC sobre as reinvindicações dos TAEs e outra, conforme negociado em 30 de junho de 2014 com o Comando Local de Greve, para analisar o relatório entregue pela comissão instituída pelas Portarias nº 1580/2012/GR, de 10 de outubro de 2012, e nº 120/2013/GR, de 17 de janeiro de 2013. Caberá, ainda, a esta última comissão analisar as solicitações de implantação de regime de trabalho de 30 horas semanais nos setores nos quais há essa possibilidade, em conformidade com a legislação;
    9. Sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), reiteramos nosso compromisso em realizar os debates institucionais, assumido no mês de junho, os quais ocorrerão no segundo semestre de 2014;
    10. Sobre o combate ao assédio moral, conforme publicado em documento encaminhado ao Comando Local de Greve em 11 de abril de 2014, reafirmamos que está em andamento um projeto que visa à parceria com o Departamento de Psicologia, a fim de prevenir e combater o assédio moral;
    11. Destacamos, por fim, a disposição desta Administração ao diálogo, ressaltando a necessidade do respeito mútuo e do atendimento à legislação para que o interesse público seja preservado e para que possamos reiniciar o semestre letivo com a necessária tranquilidade institucional.

Atenciosamente,

PROF.ª LÚCIA HELENA MARTINS PACHECO
Reitora em exercício

  • Página 1 de 2
  • 1
  • 2