Inscrições para os projetos Be Mundus e Erasmus

29/11/2013 15:29

Be Mundus

As inscrições para o projeto Be Mundus, promovido pelo Programa Erasmus Mundus, estão abertas até 15 de fevereiro de 2014. Poderão se candidatar às bolsas de estudo alunos de graduação (áreas de engenharia, tecnologia e licenciaturas),  doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado (áreas de engenharia e tecnologia). No dia 2 de novembro (segunda-feira), às 11h, no Auditório “Teixeirão”, do Centro Tecnológico (CTC), haverá uma sessão de esclarecimentos sobre o Projeto.

Todas as informações relativas aos critérios para candidatura e documentos necessários estão disponíveis na Página do Programa.

Mais informações pelo e-mail Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.
(mais…)

Pró-Reitoria de Pós-Graduação promove seminário de boas práticas

29/11/2013 14:45

Seminário de boas práticas organizado pela PROPG reuniu técnicos administrativos em Educação. Foto: Wagner Behr – Agecom / UFSC

Um encontro para compartilhar conhecimentos, com foco na qualidade do trabalho. Esse foi o objetivo do Seminário de Boas Práticas das Secretarias dos Programas de Pós-Graduação realizado na última quarta-feira (27) em Florianópolis. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reuniu técnicos administrativos em Educação (TAEs) que atuam nas secretarias dos 72 programas stricto sensu da Universidade e funcionários da PROPG.

Os servidores que trabalham nas secretarias dos Programas de Pós-Graduação administram os registros das atividades acadêmicas e as questões financeiras. “Numa reunião como essa, percebemos as dificuldades, o engajamento e os acertos dessas pessoas. Há uma disponibilidade para contar para os colegas como dá certo. Para que uma pós-graduação seja de qualidade, ela precisa ter bons estudantes, bons professores, boas aulas e uma boa estrutura de secretaria de apoio, com pessoas comprometidas com o trabalho”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação, Joana Maria Pedro.

Palestra, mesa redonda e dinâmica de grupo realizadas por educadores e psicólogos integraram a programação. Um debate sobre os problemas recorrentes no desempenho das atividades resultou em um levantamento de possíveis soluções. “O seminário faz parte de um trabalho para poder melhorar a comunicação entre as secretarias dos Programas de Pós-Graduação e também com a PROPG. O que a gente quer é alavancar essas boas práticas que existem em algumas secretarias”, explica a administradora da Coordenadoria de Acompanhamento de Programas (CAP/PROPG), Verônica de Souza de Melo. Cerca de 80 pessoas participaram das atividades desenvolvidas as longo do dia.

A ideia de organizar encontros com os técnicos que atuam nos Programas surgiu durante a elaboração do planejamento estratégico da Pró-Reitoria. “Usamos esse espaço para que as pessoas se conheçam e saibam o que cada um faz. Levamos secretários que deram exemplos de suas boas práticas”, explica a coordenadora de Apoio Administrativo da PROPG, Rosângela Gomes da Silva. A primeira reunião foi realizada durante uma tarde do mês de junho com o intuito de promover a integração entre os setores. A proposta é desenvolver outros seminários em 2014.

Bruna Bertoldi Gonçalves          
(48) 3721-4558 / bruna.bertoldi@ufsc.br
Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria / UFSC

Administração Central cria Diretoria-Geral de Comunicação da UFSC

29/11/2013 14:18

A gestão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) formalizou hoje a criação da Diretoria-Geral de Comunicação da instituição, para unificar a gestão dos órgãos de

Cerimônia de posse da diretora-geral de Comunicação da UFSC, Tattiana Teixeira. Foto: Wagner Behr – Agecom / UFSC

comunicação da Universidade. Com a nova organização, a diretoria, que fica vinculada ao Gabinete da Reitoria, passa a ser responsável por gerir a integração das atividades da Agência de Comunicação (Agecom), da TV UFSC, da Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria (AI/GR) e da Coordenadoria de Design e Programação Visual.

Durante a cerimônia de posse da nova diretora, Tattiana Teixeira, a reitora Roselane Neckel destacou a criação da diretoria como forma de articulação da comunicação pública, científica e institucional da UFSC. “A comunicação está hoje em festa, por termos efetivamente conseguido criar essa estrutura, depois de muita insistência e trabalho”, comemorou Roselane.

“Estamos investindo em um esforço conjunto de comunicação pública e institucional para que a sociedade saiba onde está sendo alocado o recurso que ela nos envia”, complementou a reitora. A vice-reitora Lucia Helena Martins Pacheco disse estar orgulhosa por poder concretizar a estruturação da comunicação da UFSC. “As pessoas precisam de uma comunicação organizacional fortalecida. As informações têm que estar acessíveis e facilmente indexáveis. Conseguiremos avançar por estarmos agora estruturando essa área”, destacou.

Teixeira, que vinha atuando desde o início da gestão como assessora de Imprensa do Gabinete da Reitoria, reforçou a necessidade do trabalho em equipe para alcançar a comunidade universitária. “Temos o desafio de alcançar um público diverso, de cerca de 50 mil pessoas. Trabalhamos com equipes extremamente qualificadas, pessoas muito comprometidas, com capacidade e vontade de executar um bom trabalho. Minha função é articular esses talentos, para que todos remem em conjunto, para fazer um trabalho com qualidade e qualificação. Hoje cada um vem trabalhando em seus setores e a ideia é passar a trabalhar juntos a partir das várias mídias”, ressaltou.

A diretora também anunciou aos gestores presentes que a nova estrutura terá o compromisso de promover o debate sobre a comunicação pública na UFSC. “Vamos debater e ajudar a fortalecer a política de comunicação da instituição. Esta foi uma discussão que surgiu nos fóruns e em 2012. Espero contar com todos para que dê tudo muito certo”, concluiu.

Tattiana Teixeira é doutora em Comunicação e Cultura e foi Chefe de Departamento de Jornalismo da UFSC durante quatro anos – de 2008 a 2012. Coordenadora do NUPEJOC – Núcleo de Pesquisa em Linguagens do Jornalismo Científico, Infografia e Visualização de Dados –, criou a Agência Ciência em Pauta, especializada em divulgação científica. Atualmente, é professora dos dois únicos mestrados acadêmicos em Jornalismo do país – o da UFSC e o da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Durante quatro anos, a docente ocupou o cargo de Diretora Editorial da SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

Veja a reportagem do Universidade Já/TV UFSC:

Mayra Cajueiro Warren

Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria

mayra.cajueiro@ufsc.br / imprensa.gr@ufsc.br

(48) 3721-4081

 

Pesquisa mostra que RU da UFSC serve mais refeições diárias entre os restaurantes das universidades públicas federais

29/11/2013 12:58

O levantamento do perfil dos Restaurantes Universitários do Brasil  (RU) integrou as atividades desenvolvidas no RU/UFSC durante o Estágio Supervisionado em Unidades de Alimentação e Nutrição do curso de graduação em Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFSC. A pesquisa foi conduzida pelas alunas da 10ª fase Priscila Machado, Roberta Müller e Marina Saldanha, sob orientação da professora do Departamento de Nutrição, Marcela Boro Veiros e supervisão da chefe da Divisão de Nutrição do RU/UFSC, Melina Valério dos Santos.

A pesquisa foi realizada com 47 universidades públicas federais do Brasil que disponibilizaram as informações coletadas nos próprios sites das universidades. Conforme os dados apresentados, o RU/UFSC se destaca por oferecer, em média, 8.000 refeições diárias, durante todos os dias da semana, no almoço e jantar. Além do preço da refeição estar dentro do cobrado pela maioria das universidades do Brasil, o RU/UFSC ainda apresenta um cardápio variado, que inclui arroz integral e uma segunda opção de leguminosa – lentilha.
(mais…)

UFSC recebe delegação de Moçambique e de Gaza para convênio de cooperação

28/11/2013 16:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá no dia 2 de dezembro (segunda-feira), a visita da delegação do Ministério das Pescas de Moçambique e do Instituto Politécnico de Gaza, às 16h, na sala 107 do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, no Centro de Ciências Agrárias (CCA), bairro Itacorubi. Na ocasião, será assinado o convênio de cooperação entre as instituições. Além disso, o primeiro-secretário do Ministério das Pescas, Herminio Tembe, apresentará a palestra “Oportunidades de Desenvolvimento da Aquacultura em Moçambique”, aberta à comunidade universitária.

Mais informações: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

Vestibular UFSC/2014: locais de provas e relação candidato/vaga são divulgados

28/11/2013 15:42

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou nesta quinta-feira, 28 de novembro de 2013, a confirmação de inscrição definitiva, a relação candidato/vaga e os locais de provas dos candidatos no concurso 2014. São 34.024 inscritos para concorrer às 6.511 vagas em 91 cursos e habilitações, nos cinco campi da Instituição. Ao todo, foram registrados 569 candidatos para Araranguá, 347 para Blumenau, 720 para Curitibanos, 31.456 para Florianópolis e 932 para Joinville.

Com índice geral de 104.38 candidatos por vaga, o curso de Medicina permanece o mais procurado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na sequência das dez graduações mais concorridas da UFSC estão Arquitetura e Urbanismo (27.46); Engenharia Civil (24.49); Engenharia Química (23.88); Direito – Diurno (23.62); Direito – Noturno (19.53); Psicologia (17.48); Engenharia Mecânica (17.44); Nutrição (15.72); Cinema (14.84). Na classificação geral (65% das vagas) concorrem também todos os participantes do Programa de Ações Afirmativas da UFSC, conforme Resolução Normativa nº 26/CUn/2012. A relação candidato/vaga geral está no endereço http://www.vestibular2014.ufsc.br/relacao-candidatos-vaga/.
(mais…)

Conheça João Oscar do Espírito Santo, chefe da Divisão de Assistência ao Usuário

27/11/2013 16:52

“Com a leitura, as pessoas conseguem enxergar novos horizontes e ter uma maior compreensão do mundo”, diz João Oscar do Espírito Santo, chefe da Divisão de Atendimento ao Usuário (DAU) da Biblioteca Universitária (BU). “Além disso, a pessoa consegue compreender melhor o outro, mesmo que o outro não a compreenda”. João trabalha na Biblioteca da UFSC há 32 anos. Foi lá que se sentiu “convidado” a viver no mundo da leitura, descobriu clássicos da literatura e o prazer de “se encontrar” na área profissional.

O bibliotecário nasceu em Florianópolis e teve uma infância “mais arregada”, como diz, com um inconfundível sotaque local. Jogava bola, ia a praia e tomava banho em rio. Decidiu trabalhar na UFSC por influência do irmão, que era servidor na época. Fez o teste de datilografia e, em dezembro de 1981, começou a desdobrar as fichas do setor de processamento técnico da Biblioteca. João acompanhou a expansão e a evolução da BU. Acredita que, em termos de tecnologia, existiram duas fases distintas para o setor. “Em 30 anos aconteceu uma revolução aqui em termos de autonomia para o usuário”, explica. Como exemplos, ele cita o scanner – onde os usuários digitalizam seus documentos por conta própria – e o balcão de autoempréstimo.

João, 32 anos de Biblioteca Universitária
Foto: Gabriela Dequech – AI/GR

Ele ainda lembra o tempo em que a rampa de acesso ficava do lado de fora da construção e o curso de Biblioteconomia, que hoje está localizado no Centro de Ciências da Educação (CED), era localizado dentro do prédio da Biblioteca. João, que é graduado em Biblioteconomia, conta que chegou a frequentar cinco semestres de Geografia antes de trocar de curso. Ele afirma que gostava de estudar Ciências Naturais, mas, como já estava trabalhando na BU, passou a se interessar mais pelos processos da Ciência da Informação. “A Biblioteca é um centro de documentação, onde fica armazenada toda a produção de conhecimento da UFSC”, explica. “É o cérebro da Universidade”.

Morador da Cachoeira do Bom Jesus, João ainda gosta de frequentar a praia. Jogar frescobol e mergulhar estão entre suas atividades preferidas. Casado, tem uma filha de 23 anos e possui sete cachorros. A filha cursa Veterinária e ele acredita que a vivência com os animais de estimação talvez a tenha influenciado na escolha da profissão.

Durante 18 anos, João foi responsável por receber os jornais e revistas do Setor de Periódicos da Biblioteca e, há seis, é chefe da Divisão de Assistência ao Usuário (DAU). Gosta de observar a movimentação dentro da Biblioteca, conhecer as pessoas e trocar informações. Não por acaso, é um apaixonado por leitura, e os livros que retratem o cotidiano e a vida das pessoas de forma simples são seus preferidos. Para ele, os mais marcantes foram “O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, “O alienista”, de Machado de Assis e “O estrangeiro”, de Albert Camus.

Representante da equipe da DAU, ouve e conversa com os usuários dos serviços da Biblioteca e ajuda a desenvolver produtos, sempre visando aumentar a autonomia do usuário. João brinca que é quase um ombudsman da Divisão. Nunca pensou em atuar em outro setor da Universidade. “Trabalhar na Biblioteca é uma dádiva”, diz. “Quem trabalha aqui não tem do que reclamar, do ponto de vista da autonomia e do conhecimento também”.

Gabriela Dequech Machado
Estagiária na Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria – UFSC
(48) 3721-4558

UFSC promove concurso para professor com 85 vagas distribuídas nos campi

27/11/2013 16:36

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publica o Edital nº 270/DDP/2013, para a realização de concurso público destinado a selecionar candidatos para provimento de cargos da carreira do magistério superior. São 85 vagas, distribuídas entre os campi de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville. As inscrições devem ser feitas pelo sitehttp://segesp.ufsc.br/ddpp/concursos/, link “Docente Magistério Superior”, no período de 27 de novembro a 13 de dezembro de 2013.

Consulte o Edital n.º 270/DDP/2013  e o  Manual do Candidato.
Para fazer a inscrição acesse: https://php.coperve.ufsc.br/cpdo/editais.php.
Inscrição: de 27/11 a 13/12/2013.
Taxa de inscrição: R$ 110.
Pedido de isenção da taxa de inscrição: até 9/12/2013.
Informações pelo e-mail: Esta imagem contém um endereço de e-mail. É uma imagem de modo que spam não pode colher.

UFSC chega aos 566 grupos de pesquisa certificados

27/11/2013 16:35

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) atingiu, na última semana, a marca de 566 grupos de pesquisa certificados no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP). Este é o maior número alcançado pela instituição desde a criação do Diretório, em 1993, e contempla as oito áreas de conhecimento. “O crescimento do número de grupos atualizados é resultado da política de acompanhamento realizada pela Propesq e da contratação de novos docentes altamente qualificados, com perfil de pesquisadores líderes”, afirma o pró-reitor de pesquisa, Jamil Assreuy.

As áreas com menos grupos certificados são Ciências Agrárias (36), Ciências Biológicas (41), Linguística, Letras e Artes (44) e Ciências Exatas e da Terra (53). “É a primeira vez, desde 2003, que as Engenharias são ultrapassadas pelas Ciências Humanas como a área com mais grupos cadastrados. Este pode ser um indicativo de que o perfil da instituição está se modificando. Como exemplo desta transformação, podemos citar, ainda, o fato de que as Ciências Sociais Aplicadas, desde 2008, aparecem na frente das Ciências da Saúde”, explica o responsável pelo DGP na instituição, professor Elias Machado, diretor do Departamento de Projetos.
(mais…)